Bonequinha de Luxo

Bonequinha de Luxo

segunda-feira, 1 de junho de 2015

O figurino de Bonequinha de Luxo: preto e ostentação

Holly Golightly (Audrey Hepburn)
 


O filme Bonequinha de Luxo (1961) foi baseado da novela de Truman Capote e é dirigido por Blake Edwards (1922-2010), diretor, produtor e roteirista norte-americano em 1961. A personagem Holly Golightly interpretada por Audrey Hepburn é de origem humilde e chega a Nova York com a intensão de casar-se com um homem muito rico.
Ela trabalha como garota de programa de luxo e descobre formas de fazer com que os homens paguem as suas contas de maneira fácil. O seu vizinho é Paul Varjak (George Peppard), que é um escritor e eles acabam se envolvendo, mas não muito sendo que ela tem medo de intimidade, que a faz ficar distante do loiro bonitão.



Audrey Hepburn e George Peppard
 


O seu gato de estimação chama-se apenas “gato”, pobre bichano, a dona não deu nome ao próprio animal de estimação.


  O gato de Holly  



Holly vive no mundo de fantasias e sem nenhum tostão, passa o seu café da manhã na frente das vitrines da loja Tiffany a única joalheria pela qual vale a pena circular na cidade e que a deixa feliz quando está muito triste. A personagem se tornou mais do que uma alpinista social ela é ícone da moda pelo seu bom gosto em vestir o seu pretinho básico desenhado pelo estilista francês Hubert de Givenchy.
Holly tem a preocupação em estar sempre bem-vestida e o espectador que gosta do mundo fashion se identifica com ela, que é considerada uma espécie de padroeira, segundo a revista Bravo. (Bravo, 2008, p. 13)


  Audrey Hepburn usa Givenchy

 
 

O filme trouxe a Hollywood muito sucesso, bem como, os produtos dele derivados e continua dando até hoje. A peça publicitária do filme adentra no mundo das expectativas e dos sonhos de realização de cada espectador e assim eterniza o filme no tempo e também a personagem tão bem interpretada pela atriz Audrey Hepburn.
 
 



 
 
 
Audrey Hepburn encontrou o costureiro francês Hubert de Givenchy, que foi seu costureiro ao longo de sua carreira depois deste filme. Os trajes que ele desenhou tem um tom de aristocracia e são inesquecíveis em Bonequinha de Luxo.Um observador astutamente descreveu a diferença entre uma moda de desenhista de traje e desenhista: “Quando Givenchy olhou para Audrey Hepburn, viu Audrey Herburn. Quando Edith Head olhou para Audrey viu Holly Golightly. (Landis, 2012, p. 181)
Algumas atrizes de Hollywood se tornaram ícones da moda e é porque elas expressam o bom gosto, a sofisticação e muita classe. Ao longo do século XX o diversificado cinema de Hollywood sempre exerceu poderosa influência sobre seus espectadores em termos do figurino inserido nos próprios filmes. Londres fará uma exposição da atriz em julho/2015.


 
Postado em 01/06/2015
Rosângela D. Canassa

Email: rocanassa@uol.com.br

3 comentários:

  1. Amei seu blog Tia Ro!!!
    Chique é ser elegante, a Holly nasceu humilde mas tem alma e cara de rica rs...
    Eu e o Thi vamos assistir o filme!!!
    Adorei o composeur... o batom é Channel e o perfume é Givenchy?
    bjos dos seus sobrinhos Debora e Thiago!!!

    ResponderExcluir
  2. Meus lindos...o vestido preto foi criado pela estilista Chanel em 1926, que fez muito sucesso mas não só entre as mulheres os estlistas como Givenchy gostou da ideia e criou o modelito preto para a atriz Audrey Hepburn em Bonequinha de Luxo, de 1961.

    ResponderExcluir