“É preciso vestir o corpo com tecido e não apenas construir um vestido”.
Madeleine Vionnet
Moda Madeleine Vionnet
A estilista francesa Madeleine Vionnet (1876-1975) trabalhou com Jacques Doucet em 1907 e ficou nessa conceituada maison por cinco anos. Depois, ela lançou os desfiles com manequins usando modelos que calçavam apenas sandálias ou caminhavam descalças.
Madeleine Vionnet
A estilista salientava que foi ela e não o estilista Paul Poiret a responsável pela abolição do espartilho, mas esta questão é bastante controversa.
Os seus vestidos eram soltos e usados sem espartilhos e inspirados na bailarina Isadora Duncan induzindo as moças a abandonar os espartilhos apresentando os modelos “sob suas próprias peles” e eram confeccionados com a roupa no corpo da modelo, a técnica mais conhecida como moulage.
A bailarina Isadora Duncan
As suas criações tinham influencia também das roupas gregas e nos afrescos egípcios porque eram roupas confortáveis, que davam total liberdade aos movimentos com os tecidos fluidos.
Vestidos deusa
Depois de testar os seus modelos nas bonecas de madeira de 80 cm e ficar satisfeita com os resultados é que a estilista transferia esses modelos para a escala humana.
O manequim feito de boneca
Em 1912 Vionnet abriu a sua própria Maison e trabalhava com o crepe da China, cetim, seda, veludo e gabardine. Ela transformou círculos, retângulos e triângulos em esculturas fluidas utilizando o crepe Romain, o seu tecido preferido. A paleta de cores que ela mais utilizava era do bege ao terracota, amarelo, vermelho e nunca podia faltar duas cores básicas que eram o preto e o branco.
Vestido Vionnet
Em 1930 a estilista surgiu com a moda dos godês, saias rodadas, frente-únicas e decotes drapeados e botões.
Vestido Vionnet
Nomeada como a Rainha do corte enviesado a sua técnica consistia em fazer moldes pequenos e esses moldes eram as roupas drapeadas que não existia até este momento. Comenta-se que ela ao comprar seus tecidos pedia 2 metros a mais do que necessitava os modelos padrões, para colocar em prática os seus drapeados.
Vestido Vionnet
Mas o início da primeira guerra se aproximava e ela não demorou para fechar a casa e só conseguiu reabri-la em 1922.
Vestido Vionnet
Vionnet não compartilhava com a ideia de Coco Chanel sobre o vestido preto “básico”. Ela dizia que:
" Quando uma mulher sorri, então, seu vestido deve sorrir também".
Os seus drapeados eram acompanhados de muitas joias e peles e as estrelas de Hollywood começaram a ostentar como a atriz Carole Lombard uma de suas clientes.
Carole Lombard
Em 1925 ela abriu uma loja na 5ª. Avenida em Nova Yorque vendendo modelos prontos para vestir e que poderia ser ajustada para a cliente.
Vestido Vionnet
O seu talento impulsionou o seu sucesso com os cortes requintados e o uso de formas consideradas básicas, como o quadrado e o triângulo. A estilista era exímia em costura e com os avanços da modelagem e do drapeado ela fez sucesso.
Vestido Vionnet
As saias e os vestidos compridos eram utilizados de noite, para o dia o comprimento variava entre abaixo do joelho e da barriga da perna. As blusas e casacos deveriam ser justos e de mangas estreitas. O desejo era realçar a figura feminina e o que ela tinha de mais belo.
Os decotes também eram fundos e nas costas não havia limite para o seu tamanho. Usaram-se muito as peles, que compunham o look elegante, assim como os acessórios, turbantes e chapéus.
A maquilhagem passou a ser mais suave e destacava-se a naturalidade a beleza do rosto feminino nos anos 30.
Vionnet também foi uma grande gestora e ela fazia questão de fornecer aos empregados benefícios como férias remuneradas, licença-maternidade, creche para os filhos dos funcionários, etc.
Em 1939 ela encerrou seus trabalhos, mas fez questão de aconselhar os outros criadores transmitindo experiências e habilidades.
O seu legado foi trabalhar com a criatividade e o comercial, que são fatores importantes valores até hoje. A casa ficou esquecida por muito tempo até o empresário italiano Matteo Marzotto comprar a marca em 2010.
Matteo Marzotto
Na contemporaneidade ela influenciou os estilistas como Azzedine Alaia e Yamamoto.
Vionnet coleção verão 2015
Postado em 21/07/2015 – Rosângela Canassa
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