Adrian Adolph Greenberg
Adrian Adolph Greenberg (1903-1959) foi um figurinista americano nascido no dia 03 de Março de 1903 em Naugatuck, filhos de imigrantes judeus. Ele se formou em Belas Artes pela New York School for Fine and Applied Arts e começou sua carreira de figurinista em 1922, quando desenhou o figurino para o musical The Music Box Revue de Irving Berlin, vestindo a atriz Irene Castle.
Irene Castle – atriz do cinema mudo
Em 1924, Adrian foi contratado pelo galã do cinema mudo, Rudolph Valentino e sua esposa para desenhar o figurino do filme Pecador Divino (1924).
Pecado Divino – 1924 – Rodolfo Valentino
Em 1928, Adrian se torna o figurinista chefe do diretor Cecil B. DeMille em um estúdio independente e depois ele foi para os estúdios da Metro Goldwin Mayer e foi contratado pelos estúdios Paramount, trabalhando lá até sua aposentadoria em 1941.
As especialidades de Adrian era criar vestidos glamourosos e no inicio dos filmes aparecia nos créditos: Gowns by Gilbert Adrian. O Gilbert era o nome de seu pai que ele adicionou para criar um nome artístico diferenciado. Ele vestiu as maiores divas do cinema com Joan Crawford, Jean Harlow, Jeanette MacDonald e Greta Gargo.
Romance com Greta Garbo (1930)
Após a aposentadoria, Adrian trabalhava por conta própria e continuava desenhando figurinos para o cinema e musicais da Broadway. Ele foi um grande figurinista e foram mais de 250 figurinos. Segundo a crítica o figurino mais famoso foi para o filme O Mágico de Oz (1939) de Adrian.
Madame Satã (1930)
Postado em 25/11/2015 - Rosângela Canassa